Início > Astronomia, Ciência > Iuri Gagarin e o vôo pioneiro

Iuri Gagarin e o vôo pioneiro

image_pdfimage_print
Iuri Gagarin

Iuri Gagarin

Hoje, 12/04, fazem 50 anos do primeiro vôo[bb]tripulado para o espaço. Iuri Alekseievitch Gagarin (ou Yuri, nos países anglófonos) foi o primeiro homem a orbitar a Terra. Orbitou a bordo da Vostok I (Vostok, significa oriente), nave que se assemelha a uma esfera de metal, preparada para levar o primeiro ser humano ao espaço. Lançada as 09:07, horário de Moscou, do cosmódromo de Baikonur.

Uma das primeiras frases, do primeiro homem a ver a Terra lá de cima? “A Terra é azul”. Sim, agora nosso planeta era vista de uma forma que nunca antes havia sido.

Foi um feito gigantesco, não somente dele, mas de toda uma equipe que por muitas vezes ficou no anonimato, devido ao fato que a União Soviética estava em plena corrida espacial, em concorrência com os Estados Unidos. Por este motivo, vários engenheiros ficaram no ostracismo.

E por falar em corrida[bb]espacial, a URSS, estava, até então, em completa vantagem em relação aos Estados Unidos: foram os primeiros a lançar um satélite artificial, a enviar um primeiro ser vivo e agora o primeiro homem. Os Estados Unidos apenas enviaram o seu primeiro homem, Alan Shepard, em 05/05/1961,  na nave Freedom 7, num vôo na verdade sub-orbital de 180 km de altura.

O vôo de Gagarin consistiu numa órbita em torno de nossa Terra, a uma altura de 315 Km. Um vôo automatizado (Gagarin não pilotou a nave) e durou 108 minutos. Um módulo que não se desprendeu adequadamente durante o vôo criou um problema durante a re-entrada. Iuri Gagarin, a uma certa altura da re-entrada, teve de ejetar e terminou sua volta à Terra de para-quédas.

Ná época de seu lançamento Gagarin escreveu uma carta à sua esposa, explicando suas razões para ir ao espaço e “dando permissão” (?!) para que ela se casasse novamente, caso ele viesse a falecer na missão (a carta não foi entregue a esposa, enquanto ele estava em vida, somente depois de sua morte).

Gagarin morreu em 27 de março de 1968, num acidente aéreo, enquanto pilotava um caça soviético.

Gagarin foi um grande pioneiro, enfrentou os inúmeros riscos das primeiras viagens ao espaço. Foi, de fato, um corajoso. E esta postagem é uma homenagem ao fato histórico e a Gagarin.

Vídeos correlatos

First Orbit
Abaixo o filme que estreiou hoje na internet, First Orbit, de Christopher Riley e Paolo Nespoli, que refaz, em órbita, a trajetória do vôo de Gagarin (o filme usou em parte, imagens originais e imagens da Estação Espacial Internacional).

Celebrações

Recebi por e-mail esta indicação (para quem mora em RJ):

Clube de Astronomia Louis Cruls tem hoje anoite a Yuri’s Night, que consiste em:

10:00h – Inauguração da Exposição de fotos históricas do Cosmonauta Yuri Gagarin – Fotos do acervo do Prof. Ronaldo Rogério de Freitas Mourão.
Exibição do filme First Orbit
Local: Palácio da Cultura – Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima
Esta exposição é uma parceria entre a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e o Clube de Astronomia Louis Cruls.

19:00h – Celebração com o grupo musical do IFF dos 50 Anos do Voo do Cosmonauta Yuri Gagarin e exibição do vídeo First Orbit – Yuri’s Night
Local: Campus Campos – Centro – Instituto Federal Fluminense
Evento realizado em parceria pela Direção do Campus Campos-Centro, o Grêmio Estudantil Nilo Pessanha do IFF e o Clube de Astronomia Louis Cruls

Entrada Gratuita em todos os eventos.

Arnaldo Vasconcellos

Astronomia, Ciência , , , , , , , , , ,

  1. Ainda sem nenhum comentário.
  1. 12, Abril, 2011 a 11:36 | #1