Início > Astronomia > Halo Solar em Brasília

Halo Solar em Brasília

image_pdfimage_print

Hoje em Brasília temos a ocorrência de um Halo Solar. Um fenômeno atmosférico muito interessante.

Na Wikipédia encontramos a seguinte explicação:

Um halo é um anel de luz que rodeia um objeto.

Os halos se formam a 5-10 quilômetros (3-6 milhas), na troposfera superior. A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis para o tipo de halo observado. A luz é refletida e refractada pelos cristais de gelo e pode dividir em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris.

Um fenómeno natural que ocorre quando existem cristais de gelo na atmosfera e a luz do sol os atravessa, e é relativamente comum, até é possível vê-los em redor da lua às vezes. (HALO (FENÓMENO ÓPTICO). In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2011. Disponível em: <//pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Halo_(fen%C3%B3meno_%C3%B3ptico)&oldid=26690562>. Acesso em: 30 set. 2011.)

Fui alertado por um amigo enquanto estava desvairado tentando chegar no serviço… (Sérgio, um abraço!).

Lembro a primeira vez que vi um Halo destes, tinha uns sete anos (e achei a coisa mais esquisita) e de lá pra cá já acompanhei outros casos destes (o fenômeno não é raro, embora seja incomum a nossas observações cotidianas).

Tirei uma foto do fenômeno. Update (02.10.11)

Halo Solar, que fotografei por volta das 12:20

Halo Solar, que fotografei por volta das 12:20

Arnaldo Vasconcellos

Astronomia , , , ,

  1. 3, Outubro, 2011 a 00:38 | #1

    Halo Solar – Fenômeno Natural ou Rastros Químicos Chemtrails?
    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=2…=1&theater
    Segundo a revista Science e Wikipédia,isto é um fenômeno natural chamado Halo solar!Será mesmo?Só pode ser visto em algunhas regiões do Brasil. Também já vi fotos de chemtrails aparente que mostram uma espécie de efeito halo, ou às vezes uma espécie de arco-íris de cor o que parece indicar algo que não é água, em que a luz do sol está brilhando. http://www.servimg.com/image_preview.php…u=12370138
    Chemtrails halo em torno do Sol de Miami (06-06-2011)
    Link: http://youtu.be/8JJcusT7Fx4
    Segunda-feira 06 junho de 2011. Miami, FL sendo pulverizado pesadamente com Chemtrails, tão pesado no fato de que ele criou um halo em torno do Sol sobre a cidade.
    __________________________________________________________
    Esqueça o controle do tempo!

    Eu pessoalmente acho que é por causa das (partículas metálicas), Chemtrails que saem das turbinas dos aviões e estão transformando o céu em uma tela de projeção gigante, é por isso o motivo do arco-íris (atmosfera superior) . Isso é apenas minha opinião.Se o sol está no ângulo perfeito para eles, nós o vemos na Terra, como um arco-íris circular em torno do sol.

    Bem, sim, eles são. No fato de que é exatamente “chemtrails” são. pequenas partículas refletindo. Chamado de gelo!!

    • 3, Outubro, 2011 a 14:00 | #2

      Izael,

      Já ví documentários sobre supostos Chemtrails, sei do que você está falando. Entretanto este parece ser um fenômeno meteorológico perfeitamente normal.
      Existem diversas teorias conspiratórias que querem nos fazer engolir qualquer coisa sobre qualquer fenômeno.
      Para um ufolatra o fenômeno era causado por algum disco voador. Para um místico, algum tipo de energia inexplicável. Para um doutrinário de teorias da conspiração (e) contra-illuminati seria vários tipos artimanhas para controlar o tempo (meteorológico) nas mãos de uma elite mundial e ameaçar aqueles que eles têm como dissabores…

      Que possam, daqui a anos ser desenvolvidos dispositivos para uma guerra climática, como alguns documentários (que por vezes são tendenciosos) exibem, eu não duvido. Mas acho que é procurar muito pêlo em ovo em dizer que este tipo novo de armamento seria exclusivo de uma elite mundial que controla incluse governos. A resposta mais simples para controle do tempo seria um novo armamento bélico, entretanto correlacionar TODO tipo de envolvimento com essa área como se fosse exclusivo de Chemtrails é muito simplista.

      E mais simplista ainda (além de procurar uma barba inteira num ovo) é dizer que fenômenos meteorológicos simples como estes são provas de suas teorias conspiratórias.

      Definitivamente o Halo em Brasília não tem nada a ver com chemtrails. É um fenômeno meteorológico facilmente explicável. E é facilmente compreensível que não seja visível por uma extensão muito grande, devido ao local de formação destes cristais de gelo na atmosfera terrestre.

      Vale lembrar que, pessoalmente, não é a primeira vez que presencio este fenômeno. E, pasmem, não é um fenômeno raríssimo.

      E reitero: este é um fenômeno meteorológico muito belo. Algo que devemos contemplar, como resultado da natureza.

      Arnaldo.

  1. 30, Setembro, 2011 a 17:11 | #1
  2. 30, Setembro, 2011 a 18:22 | #2
  3. 5, Novembro, 2011 a 12:07 | #3