Início > Astronomia, Ciência, Educação > Objeto Messier da Semana #04 – M57 – Nebulosa do Anel

Objeto Messier da Semana #04 – M57 – Nebulosa do Anel

image_pdfimage_print

O Objeto Messier escolhido para esta semana é a Nebulosa Planetária de Lira, também chamada de Nebulosa do Anel ou Nebulosa anelar de Lira. É o objeto de número 57 no Catálogo Messier.

Infelizmente, devido a época do ano, ainda não está visível a noite (mas cerca de março do ano que vem, poderemos contemplar esta bela nebulosa antes do amanhecer).

Presente na constelação de Lira, esta é uma nebulosa planetária. Nebulosas planetárias são assim chamadas pois lembram vagamente planetas gasosos (como são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno). São nebulosas de emissão (que já falamos nesta série de postagens), formadas por ejeção de gases ionizados, causados por estrelas no fim de suas vidas. Em comparação com outros fenômenos astronômicos, duram pouco (milhares de anos). Uma estrela no fim da vida que emite uma nebulosa deste tipo passou por processos nucleares críticos de falta de combustível para fusão, iniciando uma “desesperada” contração do núcleo (estou falando a grosso modo) e em contrapartida há expulsão gigantescas de gases fora da estrela.

 

M57

M57

Constelação de Lira

Constelação de Lira

A Nebulosa do Anel possui magnitude de 9,00; AR 18h 53m 36,0s; Declinação de +33º2’0.00″ no sistema equatorial de coordenadas. Abaixo temos outra imagem da nebulosa, com maior resolução. Outra imagem disponível da nebulosa em infravermelho.

M57 em maior resolução (clique para ampliar)

M57 em maior resolução (clique para ampliar)

M57 em infravermelho

M57 em infravermelho

Arnaldo Vasconcellos

Astronomia, Ciência, Educação , , , , , , , ,

  1. Ainda sem nenhum comentário.
  1. 2, Outubro, 2011 a 15:06 | #1