Leitura Recomendada: Física em seis lições – Richard Feynman

Física em seis lições - Richard Feynman

Física em seis lições - Richard Feynman. Ed. Ediouro

Muita gente já ouviu falar das explicações claras, divertidas e o bom senso de humor do físico Richard Feynman. Neste livro há uma boa introdução de Paul Davies, onde expõe sobre o livro em questão, bem como sobre a pessoa de Feynman, além da sua forma cativante de explicar temas físicos. O livro é extraído do original “Lectures on Physics”, que teria sido, por sua vez, confeccionado baseado em uma série de conferências ministradas no Caltech (California Institute of Technology) pois os alunos estavam um tanto desmotivados nos estudos de física.

Com seu espírito carismático, Feynman transmite neste livro o funcionamento básico da física clássica, com exemplos palatáveis e ao mesmo tempo nos informa dos emaranhados da física quântica, com explicações acessíveis a leitores leigos.

[.meuadsense] É um livro muito bom, apenas tenho críticas a alguns (poucos) pontos da visão que o mesmo faz sobre o pensamento da filosofia da ciência; entretanto uma leitura cuidadosa, pode revelar que seu posicionamento é justificado pela sua visão de natureza-ciência, e não constitui uma crítica destrutiva à filosofia da ciência. É a visão de um físico, inovador e brilhante.

Além do mais, a leitura também pode indicar sobre como um físico pode encarar esta mesma imagem (visão) de natureza-ciência. Entretanto, estas últimas se devem a uma reflexão sobre a obra.

Problemas na edição: Encontrei alguns problemas (poucos) ortográficos na edição (o que pretendo remeter a editora). As ilustrações das fotos astronômicas são monocromáticas, e poderiam ter sido coloridas ou ao menos em escala de cinza, o que proporcionaria uma melhor edição. Mas tais pequenos problemas são pequenos, poucos e não inviabilizam a leitura.

Recomendo a leitura a todos.

Arnaldo Vasconcellos.