Início > Astronomia, Gerais, Informática > Seu celular, seu pequeno "computador"

Seu celular, seu pequeno "computador"

image_pdfimage_print

Nunca fui muito aficcionado com celulares, mas tenho algum interesse na área. Dentro da normalidade.

Desde o meu Nokia 2280 com java, em meados de 2004, ansiava em poder ter no celular um aplicativo que fosse um planetário. No estilo starcalc, ou alphacentaure (softwares planetários).

Na época tinha montado recentemente um telescópio refrator, e pensei que poderia fazer do meu celular, que pouco usava como telefone, como um computador de mão, mesmo que super simplérrimo, para verificar a posição dos astros na esfera celeste.

Até então desconhecia qualquer software para celular, em Java, que pudesse fazer este serviço. Cogitei em escrever um, mas não tinha conhecimento em java e não tinha tempo: tinha outros projetos em mente e em execução.

Com o passar do tempo, esqueci este sonho. Com o mesmo passar do tempo, tive outros celulares e não dei muita bola para a existência de possuírem j2me ou não.

W380i

Celular W380i

Neste semana fui presenteado com um Sony Ericson W380i. Comecei fuçar todas as funções. E mesmo não sendo um smartfone, o fiz ser um learnerfone! Sim, se não é smart, o fiz ficar um pouco melhor.

Visto que o mesmo possui suporte a Java (j2me) e cartão de memória, comecei a instalar aplicativos midlet (java) e arrumá-lo para meu uso na astronomia e em outros campos de ação.

Instalei os seguintes programas (contém links, para download):

  1. AllFormat Writer – Editor de texto para ODF, DOCX e PDF. Um pouco fraco, mas tá lá.
  2. MicroSky – Programa planetário, embora não usado, pois precisa de cadastrar um login via web no celular, coisa que ainda não fiz.
  3. MobilePDF – Leitor PDF. Está me quebrando um galho enorme em ler PDF sem ter um laptop, ou smartfone, por perto.
  4. MobilestarChart – Este software é o que me inspirou tudo. Simplesmente este software casa com meu sonho descrito no início desta postagem. Simplesmente meu celular virou uma ferramenta na minha paixão por astronomia.

    MobileStarChart

    MobileStarChart em funcionamento

  5. Nimbuzz – Ainda não usei, mas serve para skype e msn no celular. Atualização: Usei e gostei. Consegui usar diversos comunicadores (MSN, chat do Facebook, Gtalk) com um único programa. Apenas deu problema no primeiro dia de uso, mas agora está funcionado perfeitamente (apenas uma pequena lentidão em relação aos comunicadores originais; mas nada que atrapalhe).
  6. Opera Mini – Um navegador muito bom, uma outra opção além do navegador padrão que vem no celular.

Com base nisso, consigo agora explorá-lo não somente como telefone celular, mas usar em auxílio nas minhas observações astronômicas, ler textos em html tanto na internet, quanto os salvos off-line, e estudar alguns PDFs.

Arnaldo Vasconcellos

UPDATE (07.12.10)

Há quase duas semanas resolvi testar os serviços de internet da TIM (que está cobrando R$ 0,50 por dia de uso da internet). Simplesmente o que tenho a dizer é que estou gostando muito da experiência. A conexão não é a mais veloz que já usei, mas é suficiente para um pequeno celular, cerca de 300 kbps, e para melhorar a exibição da web[bb] e até mesmo ajudar na velocidade instalei o Opera Mini. Simplesmente ficou uma boa combinação (o opera mini utiliza um proxy próprio que reduz o tamanho da página, e das imagens, e modela para caber na tela de seu celular).

Portanto recomendo o uso do Opera Mini 5.0 (que é j2me[bb]) e da internet da TIM, desde que seu objetivo seja aproveitar a mobilidade. Por exemplo uso meu e-mail, acesso notícias em vários sites noticiosos, acesso redes sociais (como o twitter) e diversos outros sites. Tem sido bem útil a mim.

UPDATE 19.01.11

Também utilizei o Nimbuzz. Achei excelente poder me comunicar tanto no Gtalk, Facebook quanto no MSN, com apenas um software aberto.

UPDATE 21.04.11

Apesar do celular descrito nesta postagem já ser considerado obsoleto, ele ainda cumpre muito bem suas funções dos aplicativos que instalei. A presente postagem deixa claro que algumas vezes podemos adicionar funcionalidades (não funções nativas, mas sim funcionalidades baseadas em softwares) para nosso uso no dia-a-dia, mesmo sendo um celular que já esteja fora de linha. O presente post, portanto visa demonstrar o uso de alguns ótimos aplicativos que temos na web.

Astronomia, Gerais, Informática , , , , , ,

  1. 13, Julho, 2010 a 12:40 | #1

    Acho que sem celular eu nao viveria… é computador, despertador, relogio… tudo

  2. 13, Março, 2011 a 14:09 | #3

    Muito bom post!
    Gostei muito!

  1. 21, Abril, 2011 a 18:02 | #1