Início > Educação, Gerais, Off Topic > Personalidade: Isaac Asimov

Personalidade: Isaac Asimov

image_pdfimage_print

Isaac Asimov ficou conhecido basicamente por seus contos e romances de ficção científica.

Entretanto lembro-me muito bem de seus ensaios científicos. Asimov era um exímio escritor de ensaios de divulgação científica, conhecendo amplamente de diversos assuntos.

Recordo que, durante minhas idas à Biblioteca de minha cidade, lia e relia os livos “Antologia” que é uma reunião dos seus melhores ensaios já publicados. O gênio de Asimov não estava apenas em sua ficção científica, mas também (e pra mim, subretudo) em seus ensaios muito bem explicativos a respeito de temas muito vastos.

Isaac Asimov

Isaac Asimov

Tenho saudades de seus contos, mas muito mais de seus ensaios, que apresentaram-me diversos assuntos.

Antologia 2

Antologia 2

Fica aqui, então, a sugestão da leitura dos livros “Antologia” (volumes I e II). Nos livros Antologia 1 e 2, estão reunidos os melhores ensaios de Asimov, com temas desde biologia, matemática até física. Editado pela Editora Nova Fronteira.

Antologia 1

Antologia 1

Educação, Gerais, Off Topic , , ,

  1. Lucas
    15, Maio, 2010 a 09:15 | #1

    Olá.

    Asimov se destaca muito mais mesmo como um divulgador científico. Suas narrativas são basicamente comprovações, aplicações da verdade científica vigente de sua época. Eu diria mesmo que não se trata de literatura, mas de tratados sobre um futuro de cartas marcadas (pela ciência).

    • 16, Maio, 2010 a 00:08 | #2

      Olá Lucas,

      Acho inclusive que a qualidade dos seus ensaios são mais destacáveis que os de sua ficção (sem desmerecer estes últimos, que também gosto muito).

      Arnaldo.

      NOTA: Creio que sua ficção é literatura sim. Lógico que o autor em suas ficções utiliza ciência de sua época. Isto não é nada absurdo e muito menos degradante. É simplesmente um estilo de literatura (até mesmo dentro da ficção científica existem subdivisões). Você dizer que não é literatura, é uma afirmação que precisa de uma explicação melhor; afinal não é porque não lhe agrade que poderá assim classificá-lo. Coloco-o sim como literatura, agora se ela lhe agrada ou lhe causa desafeto é outro ponto.
      Afinal, para sua posição seria necessário definir o que é literatura para você. Até porque se forem “tratados” de cartas marcadas como você apresenta, a sua estilistica não o faz deixar de ser uma literatura.
      Agora quanto aos ensaios científicos, gosto muito mais destes pois Asimov era um divulgador científico com muita propriedade.

  2. 24, Agosto, 2010 a 11:09 | #3

    Bom dia.

    Talvez você já saiba, Carl Sagan considerava Asimov o maior divulgador existente da ciência.
    Um abraço, meu caro.

    Lawrence

  1. Ainda sem nenhum trackback.