Início > Astronomia, Ciência, Gerais > Leve anoitecer púrpuro

Leve anoitecer púrpuro

image_pdfimage_print

Você está chegando em casa do serviço e de repente se depara com um belo anoitecer bem mais púrpuro que o normal. É possível que um fenômeno meteorológico como este esteja relacionado com algum evento violento da geologia do globo, mesmo que de uma forma mínima?

Levando em consideração que vulcões como o Eyjafjallajoekull que a algumas semanas atrás esteva em pleno furor, além de outros, liberam uma quantidade muito grande de cinzas. Cinzas tais que foram razão para muitas notícias, a respeito dos seus perigos às aeronaves.

As cinzas vulcânicas trazidas pelos ventos são um grande perigo para as aeronaves.[6] Por esse motivo, a segunda erupção causou um grande distúrbio no tráfego aéreo europeu. Enquanto algumas cinzas foram para áreas desabitadas na Islândia, a maioria foi levada por ventos do oeste e indo parar na Europa. As fumaças e cinzas reduzem a visibilidade e quando entram nas turbinas podem paralisar os motores do avião.[7] Por esse motivo, seguindo as regras da IFR,Finlândia, Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Holanda Hungria, Irlanda, Letônia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romênia, Suíça e os territórios de Aland e Ilhas Faroé tiveram o tráfego aéreo fechado. A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) estima que a indústria aérea mundial perca 148 milhões por dia durante a interrupção.[8] (ERUPÇÕES DO EYJAFJALLAJÖKULL EM 2010. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Erup%C3%A7%C3%B5es_do_Eyjafjallaj%C3%B6kull_em_2010&oldid=20352626>. Acesso em: 30 maio 2010.)

Vulcão Eyjafjallajoekull

Vulcão Eyjafjallajoekull

EYJAFJALLAJÖKULL

Vulcão Eyjafjallajoekull

Ainda considerando que estas cinzas rodam o globo pela troposfera, uma das camadas de nossa atmosfera, é sim possível que a mistura heterogênia dos gases atmosféricas com a cinza interfiram na refração da luz solar, durante um pôr-do-sol. É claro que a poluição de sua cidade e outros fatores podem ser bem mais proeminentes na coloração de seu admirado fenômeno. É também bem mais claro, e óbvio, que as áreas mais próximas do vulcão tenham seus crepúsculos afetados pelo evento.

Atmosfera terrestre

Atmosfera terrestre

Assim, é bem mais real que outros fatores (como a poluição) estejam relacionados com o crepúsculo em sua cidade, principalmente se sua cidade fica a milhares de quilômetros de distância de um vulcão como este.

Mas, vai lá saber, se na sua localidade, parte da peleta celeste foi de alguma forma incluenciada por um evento como este. Embora a soma de muitos fatores (inclusive fatores humanos), e não somente este, pode alterar (e talvez de forma bem mais proeminente) as cores de um fenômeno tão belo como este.

Astronomia, Ciência, Gerais , , , , , ,

  1. louis vuitton
    10, Junho, 2010 a 07:08 | #1

    Greetings, I love your website. This is a good site and I wanted to post a comment to let you know, nice job! Thanks Tammy

    Louis Vuitton

    louis vuitton

  1. Ainda sem nenhum trackback.