Arquivo

Arquivado como Novembro, 2010
image_pdfimage_print

Efemérides Astronômicas – Dezembro 2010

28, Novembro, 2010

Mais uma vez estamos com as nossas efemérides do mês: aqui poderemos acompanhar dezembro, para fecharmos o nosso ano de 2010.

Como sempre, neste artigo temos listadas as seguintes informações: gráfico da esfera celeste, horizonte artificial, fases da lua[bb], previsão do tempo em sua cidade (com nascer e ocaso do sol), efemérides de dezembro/2010, chuvas de meteoros e a mudança de estação para o verão.

LEMBRETE: Os dados observacionais de gráficos estão configurados para 05/12/2010, Brasília, às 20:00 em horário local de verão (22:00 UTC). Considerar diferenças entre os gráficos de “horizonte artificial” e “esfera celeste”, além dos dados de “hora do entardecer” devido aos locais reais de observação.

Os outros horários, como das fases lunares, estão em UTC (ver link sobre Tempo Universal Coordenado).

1) Gráfico da Esfera Celeste.

Clique na imagem para ampliar:

Esfera Celeste - Dezembro 2010

Esfera Celeste - Dezembro 2010

2) Horizonte Artificial.

Clique na imagem para ampliar:

Horizonte Artificial - Dezembro 2010

Horizonte Artificial - Dezembro 2010

CONTINUAR A LER

Astronomia, Ciência , , ,

A ciência da culinária – Experimentos, ops, Receitas preferidas

20, Novembro, 2010

Receita de Crepe

Pessoal irei iniciar algumas postagens com algumas receitas interessantes de se fazer. Porque sabemos que a culinária também tem muito da química e física (os processos de fritura, inversão de açúcar, cozimento de alimentos, associação de elementos no suco etc).

A primeira receita que vou postar aqui é bem simples. A receita de crepe[bb].

O crepe é um prato que é popular em muitas partes do mundo, embora tenha se tornado bem popular na França (de onde se fala crêpe) e é considerado um tipo de panqueca. (Mais informações, na nossa  querida Wikipédia).

O crepe é uma massa fina e frita na frigideira, untada bem leve. Por ser uma massa tem bastante carboidratos.  Os carboidratos são compostos de carbono, oxigênio e hidrogênio e são fontes de energia para nosso corpo (nós precisamos muito deles, mas o excesso pode fazer mal, resultando em acúmulo de gordura). Mais sobre carboidratos aqui, aqui e aqui.

Mas consumir o seu crepe, feito e consumido com parcimônia é tranquilo e não te dará problemas.

Voltemos ao crepe. Os materiais para criar seu crepe são: CONTINUAR A LER

Gastronomia, Gerais, Off Topic , , ,

Evento – Ciclo de Conferências sobre Fenomenologia

18, Novembro, 2010

Pessoal, abaixo um evento sobre fenomenologia[bb], conforme e-mail que recebi (texto abaixo do e-mail recebido). O evento é em Portugal, Porto (FLUP):

Ciclo de Conferências sobre Fenomenologia

26 e 29 de Novembro, 6 de Dezembro 2010 (datas confirmadas)

14h30 | Sala do Departamento de Filosofia (Torre B – Piso 1) | FLUP CONTINUAR A LER

Filosofia, Universidade , , ,

A pseudociência e seu interesse na mídia – ET Bilu (Série pseudociências – Parte 9#)

13, Novembro, 2010

A pseudociência e seu interesse na mídia

Recentemente o trecho de uma reportagem feita pelo “Domingo Espetacular” da Record, foi colocada no “Top5” do programa humorístoco “CQC”. O motivo? Bem a reportagem, segundo a gozação do CQC, mostrava “em primeira mão” a suposta aparição de um extra-terrestre que só aparece na cidade de Corguinhos – MS, apenas a noite e que fala com uma voz fanha (que remete a um misto de voz do nhonho gripado). A aparição é extremamente cômica e possivelmente justifica a aparição no Top5 do CQC (embora eu não tenha visto a reportagem original da Record).

E o que este “ET” pede? Pede conhecimento de nós, humanos. É evidente que o que esta farsa pede como conhecimento não é o conhecimento mesmo: ele quer um suposto conhecimento ufológico. Quer quer acreditemos em sua aparição tosca e hilária.

É claro que a aparição é uma farsa, muita gente viu isso e se divertiu com o quanto a televisão brasileira faz até chegar a este ponto. Mas essa é uma piada perigosa – lida com a ânsia da pseudociência querer aparecer de qualquer forma na mídia.

Quando o riso passa e pesquisamos um pouco sobre estas supostas séries de “aparições” do ET bilu (nome de cachorro para um ET que aparece apenas de noite, atrás da moita, com voz fanha e que fala um português como se fosse a língua mais falada no universo) vemos que existe um projeto por trás das aparições do suposto ET. É o projeto Portal, situado em Corguinho no Mato Grosso do Sul.

O projeto Portal prega as seguintes coisas, como foi retirado do site http://www.projetoportal.org.br:

PROJETO PORTAL –  Somos um grupo de pesquisadores e cientistas que formou uma associação desenhada para atuar na pesquisa de diversas áreas do conhecimento, principalmente em ciências paralelas nos campos das ciências exatas e naturais, como Astronomia, Matemática, Física Quântica, Química, Geografia, Biologia e também no que se refere ás ciências sociais como Psicologia, Antropologia, Arqueologia, História e Sociologia. Baseamos nossas pesquisas em uma nova metodologia de análise e estudo criada pela nossa equipe de cientistas, que busca catalogar e levantar informações ainda inexistentes na imensa bibliografia através do estudo de civilizações antigas, arqueologia, astronomia, ufologia, astrofísica, física quântica, entre outras ciências ainda não catalogadas.

(FONTE: Site supracitado. Grifos meus)

Reparem que o projeto deixa claro que trabalham com “ciências paralelas”. Será que posso entender isso como, “aquelas que não seguem o método científico”? Suponho que sim. Serão ciência apenas para aqueles que a nomeiam como ciência. Em seguida o site afirma que criaram uma “nova metodologia de análise”: novamente, não é o método científico, provavelmente um método pseudocientifico.

Vejamos mais descrições no site do projeto portal:

Com os  nossos métodos  próprios de pesquisa, andamos em paralelo com todas os outros ramos do conhecimento humano. Estudamos tudo sob uma nova visão da realidade,  buscando preencher as lacunas existentes  até agora não respondidas pela ciência. As pesquisas envolvem o estudo científico dos fatos, suas evidências, com as provas concretas dos mesmos. A autenticidade e credibilidade deste trabalho repercutem em todo o Brasil e em vários países do exterior.

(Grifos meus)

CONTINUAR A LER

Ciência, Educação, Epistemologia, Gerais, Teoria da Ciência , , , ,