Arquivo

Arquivado como Janeiro, 2011
image_pdfimage_print

Efemérides Astronômicas – Fevereiro 2011

28, Janeiro, 2011

Novamente postamos as efemérides do mês. Desta vez estamos com as de fevereiro de 2011.

Listaremos as seguintes informações: gráfico da esfera celeste, horizonte artificial, fases da lua[bb], previsão do tempo[bb]em sua cidade (com nascer e ocaso do sol), efemérides de fevereiro/2011, chuvas de meteoros e o fim do horário de verão.

LEMBRETE: Os dados observacionais de gráficos estão configurados para 05/02/2011, Brasília, às 20:00 em horário local de verão (22:00 UTC). Considerar diferenças entre os gráficos de “horizonte artificial” e “esfera celeste”, além dos dados de “hora do entardecer” devido aos locais reais de observação.

Os outros horários, como das fases lunares, estão em UTC (ver link sobre Tempo Universal Coordenado).

1) Gráfico da Esfera Celeste.

Esfera Celeste - Fevereiro 2011

Esfera Celeste - Fevereiro 2011

2) Horizonte Artificial.

Horizonte Artificial - Fevereiro 2011

Horizonte Artificial - Fevereiro 2011

3) Fases da Lua (retirado de software).

CONTINUAR A LER

Astronomia, Ciência, Natureza , , , ,

Palestra sobre a comunicabilidade molecular bacteriana

28, Janeiro, 2011

Ou como as bactérias falam…

Este vídeo explica de forma muitíssimo interessante sobre como as bactérias podem se comunicar quimicamente e sobre a estratégia de novos antibióticos.

Muito interessante. Com legendas em diversos idiomas.  Pode escolher o português no botão “view subtitles”. Ví o vídeo originalmente no blog “Ciências da Natureza – AL“. CONTINUAR A LER

biologia, Ciência, Educação, Evolucionismo, Natureza , , , , ,

A importância de Wittgenstein na filosofia contemporânea

23, Janeiro, 2011

Inicialmente (1) o assunto deste artigo parece um pouco corriqueiro, mas creio ter seu valor: será uma análise simples sobre a importância que este filósofo exerceu (e excerce) em nossa filosofia contemporânea. Essa, que é uma relação que no fim, podemos dizer um tanto dialética – pois verificar a extensibilidade da importância de um filósofo é no fim último verificar o processo dialético cujos pensamentos deste filósofo pôde provocar. Este artigo é, de certa forma, uma pequena forma de expressar a minha admiração por este filósofo.

Wittgenstein

Wittgenstein

Posso, então, começar dizendo que Wittgenstein foi um filósofo atípico (isso se pudermos criar um tipo de filósofo padrão, o que creio ser difícil). Tanto no desenvolver de sua filosofia, quanto no seu histórico de heterodoxia escolar. Ainda, tanto atípica foi a influência que este filósofo causou à filosofia contemporânea – como veremos neste pequeno trabalho, que algumas vezes baseadas nas mais diversas interpretações do mesmo (algumas inclusive não o agradando muito). CONTINUAR A LER

Educação, Filosofia, Filosofia da Linguagem, Universidade , , , ,

Construíndo foguete movido a água

14, Janeiro, 2011

Nesta postagem, teremos um breve tutorial de como construir foguetes propelidos à água. Na verdade, o foguete é bem simples e o que construiremos é a base de lançamento, o que permitirá lançar quantos foguetes quiser.

Seja você, professor de física (ou ciências naturais) para mostrar o funcionamento da 3ª lei de Newton, ou ainda estudante para sua feira de ciências, ou até mesmo como um momento de diversão com o filhão, é um ótimo passatempo.

CONTINUAR A LER

Ciência, Educação, Gerais , , ,

O dragão de minha garagem e o conhecimento de contato

2, Janeiro, 2011

No livro “Os problemas da Filosofia” Bertrand Russell, examina de uma forma muito sóbria sobre vários aspectos da pesquisa filosófica. Entretanto, como o próprio autor afirma em seu prefácio, o livro tem muitas questões que deságua na teoria do conhecimento. Também, pode-se notar não somente uma apresentação dos problemas da filosofia, mas sim dos problemas da filosofia sob a ótica russelliana, que trará conexões com suas ideias até então defendidas naquele momento. É o que vemos, entre vários itens, o caso da teoria correspondencialista da verdade, visível em vários capítulos, mas também, como posso citar, no capítulo “A natureza da matéria”, “O idealismo” e “conhecimento por contacto”, dentre outros.

Seria também muito bom citar que há de certa forma uma ligação entre sua teoria de correspondência da verdade, e com sua concepção de conhecimentos – estabelecidos formas de adquirir conhecimento: de verdade e de coisas, de trato e por descrição. CONTINUAR A LER

Cognoscibilidade, Educação, Epistemologia, Filosofia, Teoria da Ciência, teoria do conhecimento, Universidade , , , , , , , , , , ,