Arquivo

Arquivado como Fevereiro, 2011
image_pdfimage_print

Efemérides Astronômicas – Março 2011

26, Fevereiro, 2011

Olá a todos! Como de costume, trazemos as efemérides do mês. A seguir as efemérides de março de 2011.

Listaremos as seguintes informações: gráfico da esfera celeste, horizonte artificial, fases da lua[bb], previsão do tempo[bb]em sua cidade (com nascer e ocaso do sol), efemérides de março/2011 e chuvas de meteoros.

LEMBRETE: Os dados observacionais de gráficos estão configurados para 05/03/2011, Brasília, às 20:00 em horário local (23:00 UTC). Considerar diferenças entre os gráficos de “horizonte artificial” e “esfera celeste”, além dos dados de “hora do entardecer” devido aos locais reais de observação.

Os outros horários, como das fases lunares, estão em UTC (ver link sobre Tempo Universal Coordenado).

1) Gráfico da Esfera Celeste.

Esfera Celeste - Março 2011 (clique para ampliar)

Esfera Celeste - Março 2011 (clique para ampliar)

2) Horizonte Artificial.

Horizonte artificial - Março 2011 (clique para ampliar)

Horizonte artificial - Março 2011 (clique para ampliar)

3) Fases da Lua (retirado de software). CONTINUAR A LER

Astronomia, Ciência, Natureza , , ,

Curso a distância de introdução à filosofia

19, Fevereiro, 2011

Curso via internet no qual será abordado o que podemos conceber como Filosofia, suas peculiaridades e uma breve história. Curso dividido em 5 módulos semanais.

Será ministrado via plataforma Moodle, em cursos.networkcore.eti.br. Terá a duração de 5 semanas e o curso será dividido em 5 módulos semanais.

Ao se inscrever no curso, caso não possua cadastro de usuário no site cursos.networkcore.eti.br será gerado uma para que possa acessar o material.

Turma 1:

Inscrição até: 28/02/2011. Início do curso: 01/03/2011.

Investimento: R$ 5,00 (via pagseguro).

Arnaldo Vasconcellos

Filosofia , ,

A invenção da verdade e do conhecimento: a importante crítica de Nietzsche em “A verdade e mentira no sentido extramoral”

9, Fevereiro, 2011

A invenção da verdade e do conhecimento: a importante crítica de Nietzsche em “A verdade e mentira no sentido extramoral” (1) (2)

O texto de Nietzsche intitulado “Sobre a verdade e mentira no sentido extramoral” inicialmente guarda em si uma crítica contundente à verdade e ao conhecimento, que vale ser salientado em nossas perspectivas epistemológicas; e que é interessante ter contato em qualquer altura de nossos estudos para refletirmos um pouco a respeito do que é o conhecimento.

Nietzsche

Nietzsche

A crítica que o texto supracitado guarda é de suma importância e é um tanto desconsertante, quando mergulhados estamos, pois, na rotineira tentativa de estabelecer a verdade, e não tão rotineira, porém já comum pergunta em saber o que é de fato a verdade.

Os termos “verdade” e “conhecimento” são usados numa consonância semântica tênue (não há uma divisão clara a respeito) e o leitor precisa estar um pouco dissolvido da obsessão de tentar separá-las definitivamente. Isso pode soar um pouco esquisito a um analítico; mas se fizermos de tal forma poderemos notar o tom da crítica ácida e da revelação extraordinária que Nietzsche nos dá em seu texto: uma revelação acerca do engano que o conhecimento encerra sobre si.

Uma pequena anedota é contada no início, para que o leitor se mantenha alinhado à visão de que o conhecimento perante a história universal poderá ser pequena e uma invenção, acima de tudo. CONTINUAR A LER

Educação, Epistemologia, Filosofia, teoria do conhecimento, Universidade , , ,