Arquivo

Arquivado como Janeiro, 2012
image_pdfimage_print

Efemérides Astronômicas – Janeiro 2012

5, Janeiro, 2012

Olá mais uma vez a todos. Desejamos um ótimo ano de 2012 e que as mudanças do mundo que tanto almejamos sejam efetuadas por nós.

Espero que este blog possa ajudar o espírito investigativo, curioso, científico e filosófico que cada um de nós temos e que é muito bom mantê-lo ativo.

Voltando para nossas efemérides, listaremos as seguintes informações: gráfico da esfera celeste, horizonte artificial, fases da lua, previsão do tempo em sua cidade, efemérides de janeiro/2012, chuvas de meteoros.

LEMBRETE: Os dados observacionais de gráficos estão configurados para 05/01/2012, Brasília, às 20:00 em horário local de verão (22:00 UTC). Considerar diferenças entre os gráficos de “horizonte artificial” e “esfera celeste”, além dos dados de “hora do entardecer” devido aos locais reais de observação.

Os outros horários, como das fases lunares, estão em UTC (ver link sobre Tempo Universal Coordenado).

1) Gráfico da Esfera Celeste.

 

Esfera Celeste - Janeiro 2012

Esfera Celeste - Janeiro 2012. (clique para ampliar)

 

2) Horizonte Artificial.

 

Horizonte artificial - Janeiro 2012

Horizonte artificial - Janeiro 2012. (clique para ampliar)

CONTINUAR A LER

Astronomia, Ciência ,

Leitura Recomendada: Física em seis lições – Richard Feynman

5, Janeiro, 2012
Física em seis lições - Richard Feynman

Física em seis lições - Richard Feynman. Ed. Ediouro

Muita gente já ouviu falar das explicações claras, divertidas e o bom senso de humor do físico Richard Feynman. Neste livro há uma boa introdução de Paul Davies, onde expõe sobre o livro em questão, bem como sobre a pessoa de Feynman, além da sua forma cativante de explicar temas físicos. O livro é extraído do original “Lectures on Physics”, que teria sido, por sua vez, confeccionado baseado em uma série de conferências ministradas no Caltech (California Institute of Technology) pois os alunos estavam um tanto desmotivados nos estudos de física.

Com seu espírito carismático, Feynman transmite neste livro o funcionamento básico da física clássica, com exemplos palatáveis e ao mesmo tempo nos informa dos emaranhados da física quântica, com explicações acessíveis a leitores leigos. CONTINUAR A LER

Ciência , , ,